Ø
COMPORTAMENTALISMO
No método
tradicional, o professor planeja, estimula e passa o conhecimento aos alunos
Texto:Carolina
Tarrío
O FOCO É A
TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS
QUEM FOI O PAI DA IDÉIA: o psicólogo
norteamericano Burrhus Frederic Skinner (1904-1990).
O
QUE DIZ: que é possível modelar o indivíduo,
condicionando seus comportamentos. Para tanto, devem-se utilizar os estímulos e
reforços adequados. Segundo Skinner, todo comportamento é determinado pelo
ambiente, mesmo que a relação do indivíduo com esse ambiente não seja passiva,
e sim de interação. Ou seja, um professor pode definir que resultado pretende
alcançar com seus alunos e oferecer-lhes os estímulos e recompensas adequados à
medida que os alunos avançam.
ONDE ESTÁ O FOCO: nos conteúdos a serem transmitidos e no professor.
QUAL É O PAPEL DO PROFESSOR: o professor, ou até o livro didático, em alguns casos, é a autoridade máxima, detentora do conhecimento. O aluno é o aprendiz que deve absorver esse conhecimento quanto mais, melhor.
COMO SE APRENDE: por memorização e repetição. Sabe aquelas aulas de inglês em que a professora dizia: "Children, repeat after me..."?
COMO SE INTRODUZ UM NOVO CONCEITO: o professor faz um planejamento e apresenta os conceitos. Algo do gênero: "Crianças, hoje vamos estudar as equações de segundo grau".
QUAIS SÃO OS REFLEXOS NA SALA DE AULA: as aulas, em geral, são expositivas, com o professor falando e a turma, de preferência, quieta. Erros são corrigidos imediatamente e recorre-se à repetição.
QUE TIPO DE INDIVÍDUO ESPERA-SE FORMAR: pessoas com vasto saber enciclopédico. Indivíduos focados no trabalho, que correspondem às demandas e se ajustam bem aos ambientes.
ONDE ESTÁ O FOCO: nos conteúdos a serem transmitidos e no professor.
QUAL É O PAPEL DO PROFESSOR: o professor, ou até o livro didático, em alguns casos, é a autoridade máxima, detentora do conhecimento. O aluno é o aprendiz que deve absorver esse conhecimento quanto mais, melhor.
COMO SE APRENDE: por memorização e repetição. Sabe aquelas aulas de inglês em que a professora dizia: "Children, repeat after me..."?
COMO SE INTRODUZ UM NOVO CONCEITO: o professor faz um planejamento e apresenta os conceitos. Algo do gênero: "Crianças, hoje vamos estudar as equações de segundo grau".
QUAIS SÃO OS REFLEXOS NA SALA DE AULA: as aulas, em geral, são expositivas, com o professor falando e a turma, de preferência, quieta. Erros são corrigidos imediatamente e recorre-se à repetição.
QUE TIPO DE INDIVÍDUO ESPERA-SE FORMAR: pessoas com vasto saber enciclopédico. Indivíduos focados no trabalho, que correspondem às demandas e se ajustam bem aos ambientes.
Neste método, a
criança constrói o conhecimento por meio de descobertas
QUEM FOI O PAI DA
IDÉIA: o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).
O QUE DIZ: segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Assim, a criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos. Por isso, não adianta ensinar a um aluno algo que ele ainda não tem condições intelectuais de absorver. Ou seja, o trabalho de educar não deve se limitar a transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno. Por isso, importante é não apenas assimilar conceitos, mas também gerar questionamentos, ampliar as idéias.
ONDE ESTÁ O FOCO: no aluno e em suas operações mentais.
QUAL É O PAPEL DO PROFESSOR: observar o aluno, investigar quais são os seus conhecimentos prévios, seus interesses e, a partir dessa bagagem, procurar apresentar diversos elementos para que o aluno construa seu conhecimento. O professor cria situações para que o aluno chegue ao conhecimento.
O QUE DIZ: segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Assim, a criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos. Por isso, não adianta ensinar a um aluno algo que ele ainda não tem condições intelectuais de absorver. Ou seja, o trabalho de educar não deve se limitar a transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno. Por isso, importante é não apenas assimilar conceitos, mas também gerar questionamentos, ampliar as idéias.
ONDE ESTÁ O FOCO: no aluno e em suas operações mentais.
QUAL É O PAPEL DO PROFESSOR: observar o aluno, investigar quais são os seus conhecimentos prévios, seus interesses e, a partir dessa bagagem, procurar apresentar diversos elementos para que o aluno construa seu conhecimento. O professor cria situações para que o aluno chegue ao conhecimento.
COMO SE APRENDE: experimentando,
vivenciando.
COMO SE INTRODUZ UM NOVO CONCEITO: para falar em multiplicação, por exemplo, o professor pode apresentar uma seqüência de somas, até que o aluno chegue ao conceito da multiplicação. Nada de decorar tabuada. Ou, para apresentar formas geométricas, o professor dará aos alunos vários materiais, eles farão desenhos e observarão figuras até perceberem o círculo, o quadrado, o triângulo, etc.
QUAIS SÃO OS REFLEXOS NA SALA DE AULA: há menos interferência do professor, que respeita as fases do aluno e procura corresponder aos seus interesses. As salas têm mais objetos para manusear, mais material, como blocos lógicos, figuras, etc. As correções não acontecem de modo imediato, pois os erros são considerados parte do processo de aprendizagem.
QUE TIPO DE INDIVÍDUO ESPERA-SE FORMAR: pessoas com autonomia. Gente que interage com o meio, que tem idéias próprias e é capaz de criar, com uma visão particular do mundo.
COMO SE INTRODUZ UM NOVO CONCEITO: para falar em multiplicação, por exemplo, o professor pode apresentar uma seqüência de somas, até que o aluno chegue ao conceito da multiplicação. Nada de decorar tabuada. Ou, para apresentar formas geométricas, o professor dará aos alunos vários materiais, eles farão desenhos e observarão figuras até perceberem o círculo, o quadrado, o triângulo, etc.
QUAIS SÃO OS REFLEXOS NA SALA DE AULA: há menos interferência do professor, que respeita as fases do aluno e procura corresponder aos seus interesses. As salas têm mais objetos para manusear, mais material, como blocos lógicos, figuras, etc. As correções não acontecem de modo imediato, pois os erros são considerados parte do processo de aprendizagem.
QUE TIPO DE INDIVÍDUO ESPERA-SE FORMAR: pessoas com autonomia. Gente que interage com o meio, que tem idéias próprias e é capaz de criar, com uma visão particular do mundo.
Ø
SOCIOCONSTRUTIVISMO
O TRABALHO EM GRUPO É
UMA FERRMENTA-CHAVE PARA A BUSCA DO CONHECIMENTO
QUEM
FOI O PAI DA IDÉIA: o psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky
(1896-1934).
O QUE DIZ: ele foca a interação. Segundo Vygotsky, todo aprendizado é necessariamente mediado – e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo do que o previsto por Piaget. O aprendizado não se subordina ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro, provocando saltos qualitativos de conhecimento. O ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho. É a isso que se refere um de seus principais conceitos, o de "zona de desenvolvimento proximal", que seria a distância entre o desenvolvimento real da criança e aquilo que ela tem potencial de aprender, ou entre "o ser e o tornar-se".
ONDE ESTÁ O FOCO: na interação. É na relação aluno-professor e aluno-aluno que se produz conhecimento.
QUAL É O PAPEL DO PROFESSOR: ele atua como mediador entre o aluno, os conhecimentos que este possui e o mundo.
COMO SE APRENDE: observando o meio, entrando em contato com o que já foi descoberto e organizando o conhecimento junto com os outros (professor e turma).
O QUE DIZ: ele foca a interação. Segundo Vygotsky, todo aprendizado é necessariamente mediado – e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo do que o previsto por Piaget. O aprendizado não se subordina ao desenvolvimento das estruturas intelectuais da criança, mas um se alimenta do outro, provocando saltos qualitativos de conhecimento. O ensino deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho. É a isso que se refere um de seus principais conceitos, o de "zona de desenvolvimento proximal", que seria a distância entre o desenvolvimento real da criança e aquilo que ela tem potencial de aprender, ou entre "o ser e o tornar-se".
ONDE ESTÁ O FOCO: na interação. É na relação aluno-professor e aluno-aluno que se produz conhecimento.
QUAL É O PAPEL DO PROFESSOR: ele atua como mediador entre o aluno, os conhecimentos que este possui e o mundo.
COMO SE APRENDE: observando o meio, entrando em contato com o que já foi descoberto e organizando o conhecimento junto com os outros (professor e turma).
COMO
SE INTRODUZ UM NOVO CONCEITO: se as crianças vão aprender
sobre doenças, por exemplo, primeiro o professor as coloca diante de problemas
para que os resolvam com o que já sabem e mostra a elas a necessidade de
novos saberes, que terão de encontrar de diferentes formas. Então, ele as
auxilia nesse processo de busca de novos conhecimentos. Eles podem tanto
ir entrevistar um médico (o professor orientará a turma sobre como fazer
uma entrevista), como consultar um livro ou a internet.
QUAIS SÃO OS REFLEXOS NA SALA DE AULA: há mais colaboração e trabalhosem grupo. Parte-se do
conhecimento cotidiano para se chegar à produção de conhecimento. O professor
propõe tarefas que desafiam os alunos. Erros são considerados parte do
aprendizado – eles mostram ao professor como o aluno está raciocinando.
Os conteúdos são apresentados por temas: aprende-se sobre escravidão,
por exemplo, investigando como ela se deu em vários períodos, e não necessariamente
pela ordem cronológica. Utilizam-se, para isso, muitos materiais: reportagens,
filmes, etc.
QUE TIPO DE INDIVÍDUO ESPERA-SE FORMAR: pessoas cooperativas, que tenham compromisso com o mundo e com o outro, que saibam tanto expor suas idéias quanto ouvir. Gente que não necessariamente terá um conhecimento enciclopédico, mas que saberá como procurar as informações que lhe fazem falta.
QUAIS SÃO OS REFLEXOS NA SALA DE AULA: há mais colaboração e trabalhos
QUE TIPO DE INDIVÍDUO ESPERA-SE FORMAR: pessoas cooperativas, que tenham compromisso com o mundo e com o outro, que saibam tanto expor suas idéias quanto ouvir. Gente que não necessariamente terá um conhecimento enciclopédico, mas que saberá como procurar as informações que lhe fazem falta.
Ø
WALDORF
Clareza do
raciocínio, equilíbrio emocional e iniciativa de ação são alguns dos pontos
enfatizados por este método de ensino
O PROFESSOR ACOMPANHA
A TURMA POR SETE ANOS
QUEM FOI O PAI DA IDÉIA:
o educador austríaco Rudolf Steiner (1861-1925)
O QUE DIZ: a vivência deve preceder a teoria. Deste modo, o método prevê que o currículo escolar deve ser individualizado e levar em conta apenas as necessidades de aprendizado do aluno em cada fase da sua vida.
ONDE ESTÁ O FOCO: no aluno e no tutor.
QUAL O PAPEL DO PROFESSOR: cada classe tem um tutor responsável por todas as matérias, que acompanha a mesma turma durante sete anos. "Nós precisamos ser uma referência de comportamento e disciplina para que o aluno possa se espelhar", justifica Alfredo Rheingantz, professor e membro da coordenação da Escola Waldorf Rudolf Steiner. Durante o período correspondente ao Ensino Médio, as classes ganham professores especialistas, mas continuam com um tutor.
O QUE DIZ: a vivência deve preceder a teoria. Deste modo, o método prevê que o currículo escolar deve ser individualizado e levar em conta apenas as necessidades de aprendizado do aluno em cada fase da sua vida.
ONDE ESTÁ O FOCO: no aluno e no tutor.
QUAL O PAPEL DO PROFESSOR: cada classe tem um tutor responsável por todas as matérias, que acompanha a mesma turma durante sete anos. "Nós precisamos ser uma referência de comportamento e disciplina para que o aluno possa se espelhar", justifica Alfredo Rheingantz, professor e membro da coordenação da Escola Waldorf Rudolf Steiner. Durante o período correspondente ao Ensino Médio, as classes ganham professores especialistas, mas continuam com um tutor.
COMO SE APRENDE: o ensino é dividido em ciclos de sete anos (de
COMO SE INTRODUZ UM NOVO
CONCEITO: outra característica da pedagogia Waldorf é
o ensino em épocas. Em vez de ter aulas de diversas disciplinas ao longo do dia
ou da semana, o aluno passa quatro semanas apenas vendo uma única matéria.
"Isso permite que o aluno lembre mais facilmente o que viu e aprofunde
melhor os conteúdos", diz Rheingantz.
QUAIS SÃO OS REFLEXOS NA SALA DE AULA: no primeiro ciclo, a ênfase é no desenvolvimento da coordenação motora e no despertar da memória. Como essa fase é dedicada principalmente às atividades lúdicas, ela não inclui o processo de alfabetização, que acontece apenas no segundo ciclo. Neste, que corresponde ao ensino fundamental, o foco é na educação dos sentimentos para que os alunos adquiram maturidade emocional. Daí a pedagogia Waldorf ser repleta de atividades artísticas, como música, teatro e artes plásticas, além de trabalhos manuais, como marcenaria, tricô e jardinagem.
QUE TIPO DE INDIVÍDUO ESPERA-SE FORMAR: o método Waldorf visa desenvolver a personalidade do aluno, florescendo nele a clareza do raciocínio, equilibro emocional e a iniciativa de ação. Ao final da escola, o estudante está pronto para exercitar o pensamento e fazer uma análise crítica do mundo.
QUAIS SÃO OS REFLEXOS NA SALA DE AULA: no primeiro ciclo, a ênfase é no desenvolvimento da coordenação motora e no despertar da memória. Como essa fase é dedicada principalmente às atividades lúdicas, ela não inclui o processo de alfabetização, que acontece apenas no segundo ciclo. Neste, que corresponde ao ensino fundamental, o foco é na educação dos sentimentos para que os alunos adquiram maturidade emocional. Daí a pedagogia Waldorf ser repleta de atividades artísticas, como música, teatro e artes plásticas, além de trabalhos manuais, como marcenaria, tricô e jardinagem.
QUE TIPO DE INDIVÍDUO ESPERA-SE FORMAR: o método Waldorf visa desenvolver a personalidade do aluno, florescendo nele a clareza do raciocínio, equilibro emocional e a iniciativa de ação. Ao final da escola, o estudante está pronto para exercitar o pensamento e fazer uma análise crítica do mundo.
Ø
MONTESSORI
O objetivo da teoria
de ensino e aprendizagem criada por Maria Montessori é a formação integral do
jovem, uma "educação para a vida"
ALUNOS
DO COLÉGIO POETA DRUMMOND, QUE ADOTA O MÉTODO DE ENSINO MONTESSORI
O QUE DIZ: a linha montessoriana valoriza a educação pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança.
ONDE ESTÁ O
FOCO: no aluno. A teoria montessoriana crê que as crianças
trazem dentro de si o potencial criador que permite que elas mesmas conduzam o
aprendizado e encontrem um lugar no mundo. “Todo conhecimento passa por uma
prática e a escola deve facilitar o acesso a ela”, diz a educadora Talita de
Oliveira Almeida.
QUAL O PAPEL DO PROFESSOR: Maria Montessori foi pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à auto-educação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento. “Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições”, diz Talita. Assim como no construtivismo, os professores assumem o papel de guia, conduzindo e motivando o aluno no processo de aprendizado.
QUAL O PAPEL DO PROFESSOR: Maria Montessori foi pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à auto-educação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento. “Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições”, diz Talita. Assim como no construtivismo, os professores assumem o papel de guia, conduzindo e motivando o aluno no processo de aprendizado.
COMO SE INTRODUZ UM NOVO CONCEITO: na Educação Infantil, enfatiza a manipulação de peças de tamanhos, formas, texturas e cores diferentes. Na alfabetização, com a ajuda de objetos como o alfabeto móvel, utiliza-se o método fonético, em que o aprendizado parte do som da letra para se construir a palavra e depois o texto. Devido principalmente, às exigências do vestibular, a pedagogia montessoriana raramente é aplicada no Ensino Médio.
QUAIS OS REFLEXOS NA
SALA DE AULA: crianças de idades diferentes são agrupadas
numa mesma turma. Nessas classes multiidades, alunos de 5 e 6 anos estudam na
mesma sala e seguem um programa único. Posteriormente eles passam para as
turmas de 7 e 8, em seguida para as de 9 e 10, e, finalmente, alcançam o último
estágio, que agrega jovens de 11, 12, 13 e 14 anos. Até os 10 anos, os alunos
têm aulas com um único professor polivalente, enquanto nas salas de 11 a 14, esse professor ganha
a companhia de docentes específicos para cada uma das disciplinas.
Para que esse método
funcione bem, freqüentemente há atividades em duplas, trios ou grupos.
Dependendo do conteúdo, o professor pode dividir a classe em grupos por idade.
A maior parte do material didático, especialmente entre os mais novos, é de uso
coletivo, como livros e lápis. A avaliação é feita para todas as tarefas,
portanto, não existem provas formais. “Além de dar um conceito para cada aluno,
os professores preparam boletins detalhados, especificando as posturas e os
procedimentos dos estudantes”, conta Edimara de Lima, diretora pedagógica da
Escola Prima Montessori de São Paulo
QUE TIPO DE INDIVIDUO PRETENDE FORMAR: individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino. Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma “educação para a vida”. A filosofia e os métodos elaborados pela médica italiana procuram desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender – conceito que ela considerava inerente a todos os seres humanos.
QUE TIPO DE INDIVIDUO PRETENDE FORMAR: individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino. Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma “educação para a vida”. A filosofia e os métodos elaborados pela médica italiana procuram desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender – conceito que ela considerava inerente a todos os seres humanos.
“Há
escolas que são gaiolas e há escolas que são asas” Rubem Alves
“ Sessenta anos atrás
eu sabia tudo, hoje sei que nada sei. A educação é o descobrimento progressivo
da nossa ignorância”
William J. Durant
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